Oração partilhada 19 de abril de 2024

Congregação de Jesus e Maria
Associados da República Dominicana
Província da Colômbia

Introdução

Prezados associados, membros, amigos e candidatos,

Neste quarto mês do ano da graça de 2024, os associados Eudistas do Benin propõem uma oração Eudista compartilhada.

Com um total de 101 membros até o momento, distinguimos duas categorias de associados Eudistas no Benin, de acordo com suas obras:

- Les Amis des enfants du foyer Saint Jean Eudes (ADEF) de Agassa Godomey, que são associados Eudistas na obra de misericórdia. Eles prestam assistência voluntária ao Padre Roger MEDJI no cuidado com os órfãos e na administração geral do orfanato Claudio MIGNECO.

- Os Associados Eudistas de Pregação (ASEP). Eles realizam sessões de evangelização de paróquia a paróquia por meio de orações que duram sete dias consecutivos, chamadas Jerichos. Essas orações, que podem durar até quatro ou cinco horas por sessão, atraem multidões e dão nova vida às paróquias.
Há também cerca de cem candidatos em treinamento para seu primeiro compromisso como associados Eudistas.

Abril é um mês em que a Igreja universal celebra os seguintes eventos em particular:
- Oitava da Páscoa (segunda-feira, 1º de abril, a sábado, 6 de abril de 2024): Um período de celebração que prolonga a alegria da ressurreição de Cristo após a Páscoa.
- Domingo da Divina Misericórdia (7 de abril de 2024): uma festa que destaca a infinita misericórdia de Deus para com a humanidade
- Solenidade da Anunciação do Senhor (8 de abril de 2024): Comemora o anúncio feito pelo anjo Gabriel a Maria de sua maternidade iminente, nove meses antes do Natal.

Louvado seja o NOME do SENHOR que nos concede a graça de vivenciar esses acontecimentos.
Vamos agora nos abandonar ao ESPÍRITO SANTO!

Hino de entrada: Canto ao Espírito Santo

Quero louvá-lo, ó Paráclito
Espírito Santo, venha e encha minha vida
Quero te louvar, ó Paráclito
Espírito Santo, venha e encha minha vida

Deixei tudo para lhe servir
Espírito Santo, venha e encha minha vida
Deixei tudo para servi-lo
Espírito Santo, venha e encha minha vida

Quero te adorar, ó Paráclito
Espírito Santo, venha e encha minha vida
Quero te adorar, ó Paráclito
Espírito Santo, venha e preencha minha vida

Deixei tudo para servi-lo
Espírito Santo, venha e preencha minha vida
Deixei tudo para servi-lo
Espírito Santo, venha e encha minha vida.

Evangelho de São João 20, 1-9

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Ela notou que a pedra havia sido removida do sepulcro. Correu, então, a Simão Pedro e ao outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse-lhes: "O Senhor foi retirado do sepulcro, e não sabemos onde foi posto. Então Pedro partiu com o outro discípulo para ir ao túmulo. Eles correram juntos, mas o outro discípulo correu mais rápido do que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.

Quando se abaixou, viu que os panos de linho estavam estendidos, mas não entrou. Simão Pedro, que o estava seguindo, chegou por sua vez. Entrou no sepulcro e viu os panos de linho estendidos e a mortalha que envolvia a cabeça de Jesus, não colocada com os panos de linho, mas enrolada em seu lugar. Então entrou o outro discípulo, o primeiro a chegar ao sepulcro. Ele viu e creu. Até então, os discípulos não haviam entendido que, de acordo com as Escrituras, Jesus tinha que ressuscitar dos mortos.

São João Eudes: Cristo no centro de nossa vida (São João Eudes, Reino de Jesus, 1ª p., §7; 0.C.I, 114-117)

"O Pai queria que seu Filho Jesus fosse tudo em todas as coisas. Ele vê e ama todas as coisas nele, e somente ele o vê e o ama em todas as coisas."

O primeiro e principal, de fato o único objeto do olhar, do amor e da complacência do Pai eterno, é Seu Filho Jesus. Digo o único; pois, como esse Pai divino desejou que seu Filho Jesus fosse tudo em todos (Ef 1:23) e que todas as coisas fossem consistentes nele e por meio dele (Cl 1:17), de acordo com a palavra de seu Apóstolo: assim ele olha e ama todas as coisas nele, e olha e ama somente ele em todas as coisas. E assim como o mesmo Apóstolo nos ensina que fez todas as coisas nele e por meio dele (Cl 1,16), assim também nos ensina que fez todas as coisas para si mesmo (Hb 2,10). E assim como colocou nele todos os tesouros de sua ciência e sabedoria (Cl 2:3), de sua bondade e beleza, de sua glória e felicidade, e de todas as suas outras perfeições divinas, assim também ele mesmo nos proclama em alto e bom som que colocou todo o seu prazer e deleite nesse único e amado Filho (Mt 3:17). No entanto, isso não exclui o Espírito Santo, pois ele é o Espírito de Jesus e é um com Jesus.

À imitação desse Pai celestial, a quem devemos seguir e imitar como nosso Pai, Jesus deve ser o único objeto de nossa mente e coração. Devemos olhar e amar todas as coisas nele, e não devemos olhar e amar nada além dele em todas as coisas. Devemos realizar todas as nossas ações nele e para ele. Devemos colocar todo o nosso contentamento e nosso paraíso nele, pois assim como ele é o paraíso do Pai eterno, em quem ele se deleita, esse santo Pai o deu a nós e ele se deu a nós para ser nosso paraíso. É por isso que ele nos ordena a fazer nele a nossa morada: Permanece em mim (Jo 15:4). E seu discípulo amado repete essa ordem mais duas vezes: "Permanecei nele", diz ele, "meus filhos, permanecei nele" (I Jo 2:28).

E São Paulo, para nos conduzir a isso, assegura-nos que não há condenação para aqueles que permanecem em Jesus Cristo (Rm 8,1). Mas quando digo que Jesus deve ser nosso único objeto, isso não exclui o Pai e o Espírito Santo. Pois o mesmo Jesus nos assegura que quem o vê, vê seu Pai (Jo 14:9); quem fala dele, fala também de seu Pai e de seu Espírito Santo; quem o honra e o ama, honra e ama seu Pai e seu Espírito Santo da mesma forma; e quem o olha como seu único objeto, olha para o Pai e para o Espírito Santo ao mesmo tempo.

Portanto, olhe para esse amorosíssimo Salvador como o único objeto de seus pensamentos, desejos e afeições; como o único fim de todas as suas ações; como seu centro, seu paraíso e seu tudo. Retire-se para ele por todos os lados, como para um lugar de refúgio, elevando sua mente e seu coração a ele. Permaneça sempre nele, ou seja, deixe que sua mente e seu coração, todos os seus pensamentos, desejos e afeições estejam nele, e deixe que todas as suas ações sejam feitas nele e para ele. Lembre-se de vez em quando de que você está diante de Deus e no próprio Deus (cf. Atos 17:28); que nosso Senhor Jesus Cristo, de acordo com sua divindade, o cerca por todos os lados, e até mesmo o penetra e o preenche, de modo que ele está mais em você do que você, que ele pensa em você continuamente, e que seus olhos e coração estão sempre voltados para você.

Da Web TV dos Eudistas da Província da África

Ó Sagrado Coração de Jesus

Ó Sagrado Coração de Jesus, eu Vos adoro com todas as forças de minha alma e Vos consagro para sempre, com todos os meus pensamentos, minhas palavras e minhas obras; não possa eu, ó divino Coração, dar-Vos tanta adoração, amor e glória como Vós dareis a vosso Pai Eterno.

Seja o reparador das minhas faltas, o protetor da minha vida, o meu refúgio na hora da minha morte; peço-lhe a mesma graça para todos os pobres pecadores, para os corações aflitos, para os moribundos e, em geral, meu Salvador, para todos os homens da terra, para que o preço do seu precioso Sangue não se perca para eles; conceda também que ele seja aplicado para o alívio das almas do Purgatório: É isso que desejo pedir-lhe, ó Coração adorável, com cada batida de meu coração e de minhas veias, até o último suspiro de minha vida.

Que assim seja.

São João Eudes

Moderadores de reuniões Zoom

Aberto em 19 de abril de 2024

Grace Waithira Karanja

Província da África
Online:
19:30 - 21:00
(hora local - Quênia)

Idioma: inglês

Lucy Princesse Segbe

Província da África
Online:
20:00 - 21:30
(hora local - Costa do Marfim)

Idioma: francês

Ana Maria Pinheirop

Província da Colômbia
Online:
21:00 - 22:30
(hora local - Brasil)

Idioma: espanhol, português

Quênia

Costa do Marfim

Brasil

Oração partilhada Eudista 19 no Zoom

Para utilizar o cliente Zoom habitual, clique no botão cor de laranja. Para utilizar a aplicação Web, identifique-se como necessário e clique no botão "Join".
Deve autorizar o acesso ao seu microfone e altifalante quando solicitado.