8 de dezembro de 2024
Abertura do Ano Jubilar. Centenário da presença eudista na Venezuela.
Como colaboradores de Deus, pedimos que não permitam que a graça que receberam dele seja ignorada. Pois ele diz nas Escrituras: 'No tempo certo eu te ouvi, no dia da salvação eu te ajudei. Agora é o tempo aceitável, agora é o dia da salvação. (2 Cor 6, 1-2)
[..] Pela graça de Deus, estaremos celebrando dois Jubileus: o da Igreja universal, para renovar a esperança do mundo, e o da Congregação, para, no mesmo espírito, renovar a alegria de sermos Eudistas. Dedicamos um tempo para nos preparar com a Igreja, que nos convidou a renovar nosso desejo e nossa prática de oração. Relemos os grandes textos de São João Eudes sobre a oração, o fundamento de nossa vida cristã.
O principal evento que nos levou a decidir por um ano jubilar foi o centenário da canonização de nosso Fundador, em 31 de maio de 1925, na Praça de São Pedro, em Roma, juntamente com o Cura d'Ars, São João Maria Vianney. Escolhemos uma data para iniciar o Jubileu: ação de graças pelos 100 anos de presença da Congregação na Venezuela. Na solenidade da Imaculada Conceição, 8 de dezembro de 1925, o Padre Pierre Buffet iniciou um trabalho que viria a ser o começo da atual província, onde muitos confrades da Colômbia, Canadá, França e Equador vieram trazer seu compromisso e sua fé, e colocar seus talentos e carismas a serviço de todos. Agradecemos a todos os confrades e associados que trabalharam para o crescimento do Reino neste país, onde um forte, alegre e frutífero impulso missionário é combinado com uma difícil situação política e social, exigindo uma nova força de esperança para o amanhã. Bendizemos o Senhor, Bom Pastor, pelas grandes testemunhas que reconhecemos nesse país, o Servo de Deus Monsenhor Miguel Antonio Salas Salas, cujo processo de beatificação continua, e o Irmão Evaristo Jerez, um eudista reconhecido por todos por seu serviço à formação dos jovens. Com nossos irmãos e amigos da Venezuela, olhamos com confiança para o futuro, com os candidatos em formação e os pré-associados.
[..] Na véspera desse período de renovação, vamos simplesmente nos perguntar: temos sede de renovação em nossa capacidade de esperança? Precisamos desse momento favorável? Quais são minhas expectativas para o Ano do Jubileu, nossas aspirações como comunidade, nossas esperanças em solidariedade com nossos contemporâneos?
P. Jean-Michel AMOURIAUX, c.j.m.
Superior Geral
Abertura do Ano Jubilar. Centenário da presença eudista na Venezuela.
Conferência sobre o centenário da canonização de São João Eudes e do Cura d’Ars: «O sacerdócio é o Coração de Jesus».
Encontro internacional dos associados na França. Celebração da fundação da Congregação.
Conselho Ampliado da Congregação por ocasião do centenário da canonização de São João Eudes em Roma.
Jubileu dos jovens missionários eudistas em Roma.
Peregrinação pela costa norte do Quebec (Catedral de São João Eudes em Baie-Comeau).
Festa de São João Eudes nas províncias e vicariatos.
Colóquio internacional online em Bogotá: «A experiência espiritual na escola de São João Eudes».
Bicentenário da fundação das Irmãs Contemplativas de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor.
Nascimento de São João Eudes em Ri, França.
400º aniversário da ordenação de São João Eudes em Paris, França.
Bicentenário da refundação da Congregação em Rennes, França.
CENTENÁRIO DA PRESENÇA EUDISTA
NA VENEZUELA
Não estamos celebrando uma província como uma estrutura administrativa, não estamos celebrando um grande sucesso comercial, nenhuma conquista deslumbrante de acordo com o mundo. Estamos celebrando a construção de relacionamentos humanos autênticos, fundamentados na fé em Jesus Cristo, para servir ao Seu plano de vida na Venezuela.
TRILHA DA MEMÓRIA EUDISTA
NA COSTA NORTE DE QUEBEC
Queremos comemorar um aniversário, o 100º aniversário da canonização de São João Eudes. Com nossos confrades e associados canadenses, pensamos em fazer um passeio pela memória e conhecer o legado dos Eudistas na Costa Norte hoje.
Ó Deus, Pai das misericórdias, nós, a família Eudista, vos adoramos como a origem, o princípio e o fundamento de nossa vida, nossa salvação e nossa santificação, realizadas por vosso Filho Jesus Cristo, o Verbo que se fez carne no seio de Maria, e continuadas pela Igreja, seu Corpo Místico.
Nós vos agradecemos por nos terdes mostrado vossa misericórdia no Coração de vosso Filho, morada do amor por vós e por todo ser humano, em comunhão com o Coração da Virgem Mãe. Nós vos agradecemos por terdes escolhido São João Eudes, "Pai, Doutor e Apóstolo do culto litúrgico dos Corações de Jesus e de Maria", para anunciar a vida e o reino de vosso Filho, para proclamar as insondáveis riquezas de vosso amor e para nos ensinar a "servir a Cristo e à sua Igreja Corde magno et animo volenti", nesta escola de santidade espalhada pelo mundo.
Pedimos seu perdão por nossas faltas contra a caridade, norma suprema e alma de nossa família, por nossa falta de zelo pela salvação das almas e por nossa incapacidade de dar testemunho dos Corações de Jesus e Maria por meio de uma vida de santidade e um espírito de serviço, de modo que formemos um só coração entre nós.
Nós nos entregamos a Vós, para que neste ano jubilar nos deixemos transformar pelo Espírito Santo em peregrinos da esperança, para que renovemos a alegria de sermos Eudistas, missionários da misericórdia que vivem o perdão e a reconciliação; assim poderemos continuar com audácia a missão de Vosso Filho Jesus, o Bom Pastor que sai em busca da ovelha perdida nas periferias da existência e oferece ao mundo a ternura de Vosso amor.
Bendito seja o amoroso Coração e o santo Nome de Jesus Cristo, nosso Senhor, e de sua mãe, a gloriosa Virgem Maria, para todo o sempre. Amém.